quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fórmula 1 - Opiniões e números.



A BBC “elegeu” uma lista de 20 maiores pilotos de todos os tempos. Não sei quem participa da votação de uma lista como essa, mas algumas discrepâncias são tão absurdas que dificilmente seriam “especialistas”. Mitos não são obrigatoriamente os melhores. Gilles Villeneuve, por exemplo, tornou-se mito pela morte prematura e coragem mostrada nas pistas, mas está longe de ser um top20. É um mito, porém não foi um piloto “genial”. Façam as listas, mas coloquem as listas como preferências e especifiquem de quem, não as coloquem como apuração de fatos, principalmente porque não há critérios para definição desta escolha a não ser o puramente pessoal.  Já fiz minha lista de top10 aqui, mas esta lista segue a ordem de preferência pessoal.

Sempre fui contra o uso de estatísticas para se definir o melhor, principalmente quando envolve atletas de épocas diferentes. Na Fórmula-1 até os anos 90, os carros quebravam muito. Na década de 90 começou a ter uma predominância do valor do carro sobre o valor do piloto, portanto os números dos pilotos das melhores equipes foram alavancados assustadoramente.  Porém as estatísticas descrevem fatos sem “achismo”. Tendo como exemplo Nelson Piquet, meu piloto favorito, cansei de assistir corridas em que ele era o mais rápido na pista, mas o carro (Brabham principalmente) quebrava e o deixava na mão. Estas quebras prejudicaram a sua estatística. Mas ao analisar as escolhas da “tal” lista da BBC pode-se perceber que os números de Piquet, Brabham, Ascari, Vettel e Fangio, foram completamente subestimados. Então cedi a estatística e fiz uma análise dos pilotos campeões e daqueles que tinham no mínimo 5 vitórias na F-1, num total de 51 pilotos. Foram pontuados gradativamente conforme suas posições em número de poles, percentual de poles por corrida, seguido do número e percentual de vitórias e depois do número e percentual de títulos, com cada categoria tendo um peso, sendo os máximos o número de títulos e percentual de títulos, afinal o título de campeão é mais importante que a vitória, assim como a vitória é mais importante que a pole.

O resultado desta estatística foi a seguinte:
P
Piloto
Título x5
% Tít x5
Vit x3
% Vit x4
Pole x1
% Pole x2
Pontos
01
J M Fangio
5(02-245p)
62,50(01-250p)
24(10-123p)
46,15(01-200p)
29(07-44p)
55,77(01-100p)
962
02
M Schumacher
7(01-250p)
38,89(04-235p)
91(01-150p)
29,55(04-188p)
68(01-50p)
22,08(08-86p)
959
03
S Vettel
3(04-235p)
60,00(02-245p)
28(06-135p)
26,42(06-180p)
38(03-48p)
35,85(05-92p)
935
04
A Senna
3(04-235p)
30,00(07-220p)
41(03-144p)
25,31(07-176p)
65(02-49p)
40,12(04-94p)
918
05
A Prost
4(03-240p)
30,77(06-225p)
51(02-147p)
25,25(08-172p)
33(04-47p)
16,34(12-78p)
909
06
J Stewart
3(04-235p)
33,33(05-230p)
27(07-132p)
27,00(05-184p)
17(16-35p)
17,00(09-84p)
900
07
J Clark
2(10-205p)
25,00(08-215p)
25(08-129p)
34,25(03-192p)
33(04-47p)
45,21(02-98p)
886
08
A Ascari
2(10-205p)
40,00(03-240p)
13(21-90p)
39,39(02-196p)
14(20-31p)
42,42(03-96p)
858
09
N Lauda
3(04-235p)
25,00(08-215p)
25(08-129p)
14,12(16-140p)
24(10-41p)
13,56(19-64p)
824
10
N Piquet
3(04-235p)
23,08(10-205p)
23(11-120p)
11,28(18-132p)
24(10-41p)
11,77(20-62p)
795
11
F Alonso
2(10-205p)
18,18(12-195p)
32(04-141p)
15,76(13-152p)
22(12-39p)
10,84(24-54p)
786
12
L Hamilton
1(16-175p)
16,67(15-180p)
21(13-114p)
18,26(10-164p)
27(08-43p)
23,48(07-88p)
764
13
M Hakkinen
2(10-205p)
18,18(12-195p)
20(14-111p)
12,12(17-136p)
26(09-42p)
15,76(14-74p)
763
14
J Brabham
3(04-235p)
18,75(11-200p)
14(18-99p)
10,94(20-124p)
13(24-27p)
10,16(26-50p)
735
15
D Hill
1(16-175p)
12,50(21-150p)
22(12-117p)
18,03(11-160p)
20(13-38p)
16,39(11-80p)
720
16
N Mansell
1(16-175p)
07,14(32-95p)
31(05-138p)
16,23(12-156p)
32(06-45p)
16,75(10-82p)
691
17
J Hunt
1(16-175p)
16,67(15-180p)
10(29-66p)
10,75(21-120p)
14(20-31p)
15,05(15-72p)
644
18
E Fittipaldi
2(10-205p)
18,18(12-195p)
14(18-99p)
09,40(25-104p)
6(37-14p)
04,03(40-22p)
639
19
K Raikkonen
1(16-175p)
10,00(26-125p)
20(14-111p)
10,99(19-128p)
16(17-34p)
08,79(27-48p)
621
20
G Hill
2(10-205p)
11,11(23-140p)
14(18-99p)
07,82(30-84p)
13(24-27p)
07,26(32-38p)
603
21
G Farina
1(16-175p)
16,67(15-180p)
5(45-18p)
14,71(15-144p)
5(42-09p)
14,71(16-70p)
596
22
M Andretti
1(16-175p)
07,69(30-105p)
13(21-90p)
09,92(23-112p)
18(14-37p)
13,74(17-68p)
587
23
J Rindt
1(16-175p)
14,28(18-165p)
6(38-39p)
09,67(24-108p)
10(32-19p)
16,13(13-76p)
582
24
A Jones
1(16-175p)
11,11(23-140p)
12(24-81p)
10,26(22-116p)
6(37-14p)
05,13(36-30p)
556
25
J Villeneuve
1(16-175p)
09,09(28-115p)
11(26-75p)
06,67(33-72p)
13(24-27p)
07,88(30-42p)
506
26
J Scheckter
1(16-175p)
12,50(21-150p)
10(29-66p)
08,85(26-100p)
3(46-05p)
02,65(48-06p)
502
27
J Button
1(16-175p)
07,69(30-105p)
15(17-102p)
06,38(35-64p)
8(33-18p)
03,40(44-14p)
478
28
P Hill
1(16-175p)
14,28(18-165p)
3(LT-00p)
05,88(38-52p)
6(37-14p)
11,76(21-60p)
466
29
M Hawthorn
1(16-175p)
14,28(18-165p)
3(LT-00p)
06,38(35-64p)
4(45-06p)
08,51(28-46p)
456
30
J Surtees
1(16-175p)
09,09(28-115p)
6(38-39p)
05,31(39-48p)
8(33-18p)
07,08(33-36p)
431
31
D Hulme
1(16-175p)
10,00(26-125p)
8(34-51p)
07,14(32-76p)
1(LT-00p)
00,89(LT-00p)
427
32
S Moss
0(LT-00p)
(LT-00p)
16(16-105p)
23,88(09-168p)
16(17-34p)
23,88(06-90p)
397
33
K Rosberg
1(16-175p)
11,11(23-140p)
5(45-18p)
03,91(44-28p)
5(42-09p)
03,91(41-20p)
390
34
R Peterson
0(LT-00p)
(LT-00p)
10(29-66p)
08,13(29-88p)
14(20-31p)
11,38(22-58p)
243
35
T Brooks
0(LT-00p)
(LT-00p)
6(38-39p)
15,38(14-148p)
3(46-05p)
07,69(31-40p)
232
36
J P Montoya
0(LT-00p)
(LT-00p)
7(36-45p)
07,37(31-80p)
13(24-27p)
13,68(18-66p)
218
37
C Reutmman
0(LT-00p)
(LT-00p)
12(24-81p)
08,22(28-92p)
6(37-14p)
04,10(39-24p)
211
38
F Massa
0(LT-00p)
(LT-00p)
11(26-75p)
06,15(37-56p)
15(19-32p)
08,38(29-44p)
207
39
J Ickx
0(LT-00p)
(LT-00p)
8(34-51p)
06,56(34-68p)
13(24-27p)
10,66(25-52p)
198
40
D Coulthard
0(LT-00p)
(LT-00p)
13(21-90p)
05,26(40-44p)
12(29-22p)
04,86(37-28p)
184
41
R Arnoux
0(LT-00p)
(LT-00p)
7(36-45p)
04,24(43-32p)
18(14-37p)
10,90(23-56p)
170
42
G Berger
0(LT-00p)
(LT-00p)
10(29-66p)
04,76(41-40p)
12(29-22p)
05,71(34-34p)
162
43
R Barrichello
0(LT-00p)
(LT-00p)
11(26-75p)
03,37(46-20p)
14(20-31p)
04,29(38-26p)
152
44
G Villeneuve
0(LT-00p)
(LT-00p)
6(38-39p)
08,82(27-96p)
2(48-03p)
02,94(47-08p)
146
45
M Webber
0(LT-00p)
(LT-00p)
9(33-54p)
04,43(42-36p)
11(31-20p)
05,42(35-32p)
142
46
J Laffite
0(LT-00p)
(LT-00p)
6(38-39p)
03,33(47-16p)
7(36-15p)
03,89(42-18p)
88
47
R Schumacher
0(LT-00p)
(LT-00p)
6(38-39p)
03,30(48-12p)
6(37-14p)
03,30(45-12p)
77
48
C Regazzoni
0(LT-00p)
(LT-00p)
5(45-18p)
03,60(45-24p)
5(42-09p)
03,60(43-16p)
67
49
R Patrese
0(LT-00p)
(LT-00p)
6(38-39p)
02,33(LT-00p)
8(33-18p)
03,11(46-10p)
67
50
J Watson
0(LT-00p)
(LT-00p)
5(45-18p)
03,25(49-08p)
2(48-03p)
01,30(49-04p)
33
51
M Alboreto
0(LT-00p)
(LT-00p)
5(45-18p)
02,33(LT-00p)
2(48-03p)
00,93(50-02p)
23

Olhando os resultados vê-se que apesar de se dar mais importância ao título, as vitórias, poles e seus percentuais também foram significativos. Assim Fangio com 5 títulos ficou na frente de Schumacher com 7 títulos, devido aos mais elevados percentuais da categoria. Os tricampeões Vettel, a surpresa da lista, e Senna ficaram na frente do Tetra Prost, assim como bicampeões ficaram a frente de tricampeões. Apesar do resultado desta estatística montada por mim ter resultados que não seriam minha escolha pessoal achei que ela foi representativa e com uma vantagem, não tem “achismo”, é pura análise das variáveis títulos, vitórias e poles e seus percentuais, graduados em importância relativa.

Fiz também uma comparação entre a lista da BBC e o resultado da estatística e a minha opinião que tem Nuvolari, sem estatísticas porque correu antes da F-1 ser “oficializada”. Tirem as conclusões.

Piloto
BBC
 Estatística.
Minha Opinião
Kimi Raikkonen
NL
19
12
Tazio Nuvolari
NL
NL
6
Jochen Rindt
20
23
17
Graham Hill
19
20
16
Jack Brabham
18
14
9
Emerson Fittipaldi
17
18
10
Nelson Piquet
16
10
4
Lewis Hamilton
15
12
15
Mika Hakkinen
14
13
NL
Nigel Mansell
13
16
19
Gilles Villeneuve
12
44
NL
Alberto Ascari
11
8
13
Fernando Alonso
10
11
18
Niki Lauda
9
9
8
Sebastian Vettel
8
3
14
Jackie Stewart
7
6
11
Stirling Moss
6
32
20
Alain Prost
5
5
5
Michael Schumacher
4
2
7
Jim Clark
3
7
3
Juan Manuel Fangio
2
1
1
Ayrton Senna
1
4
2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Infelizmente, me vejo obrigado a moderar comentários. Favor tenham paciência, que os comentários sem ofensas pessoais serão publicados.